Artigo

Prevenção é caminho para sorriso saudável

Sexta, 31 de Agosto de 2018

Os cuidados para ter um sorriso saudável na idade adulta começam nos primeiros dias de vida, com a amamentação materna. O aleitamento natural é a melhor opção para favorecer o exercício da sucção do bebê, muito importante para o desenvolvimento muscular e ósseo do rosto. O aleitamento ajuda a projetar para a frente o queixo do bebê, que, em geral, nasce posicionado mais para trás. Ao mamar no peito, a criança também aprende a respirar pelo nariz e a posicionar a língua.

Durante a infância e adolescência, determinados hábitos podem levar à maloclusão dentária, como chupar o dedo ou chupeta, assim como as alergias frequentes. Pacientes que sofrem com alergias (rinites) ou tem adenoides e amigdalas hiperplásicas (grandes), normalmente têm dificuldade em respirar pelo nariz, prejudicando todo desenvolvimento da arcada superior que pode levar os dentes a ficarem ‘encavalados’, por não ter espaço adequado para irromperem (nascerem).

É importante a interdisciplinaridade das áreas da saúde, com o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo, no tratamento do paciente para que tenha bom êxito em sua ortodontia. O crescimento da face durante a vida é influenciado pelo desenvolvimento adequado da respiração, mastigação, fonação e deglutição. As má oclusões causam prejuízo em todas estas funções, sendo, portanto, justificável a atuação preventiva.

Porém, além desses cuidados, é necessário ainda que o paciente tenha atenção com a alimentação. A ingestão de alimentos açucarados com alta frequência pode provocar cáries que, se não tratadas, podem levar a perda precoce do dente decíduo (de leite) e, assim, uma má oclusão. A importância da escovação correta e frequente é fundamental para uma boa manutenção da saúde bucal. E, caso seja necessária a intervenção de um ortodontista, o tratamento pode ser feito a partir dos seis anos de idade, ou de acordo com a maturidade da criança, em casos mais severos.

Dicas para manter um sorriso saudável e bonito

 

  1. Aleitamento materno até os 6 meses, no mínimo
  2. Evitar a chupeta após os 3 anos de idade
  3. Cuidados com a sucção digital (dedo)
  4. Tratar os problemas de respiração bucal tão logo sejam percebidos
  5. Escovação dentária no mínimo 3 vezes dia com uso de fio dental
  6. Evitar alimentos que contenham sacarose (açúcar) em alta frequência
  7. Visitar seu dentista no mínimo duas vezes por ano ou de acordo com que seu dentista estipular