Notícias

Sucesso do 8º Congresso Internacional

Quinta, 20 de Agosto de 2015

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Seção Goiás (ABOR Goiás) realizou, em Goiânia-GO, entre os dias 26 e 28 de março, o 8º Congresso Internacional de Ortodontia com o tema 'O Conhecimento é a Chave'.  Segundo o presidente da ABOR Goiás, Fábio Santana, o evento foi um marco na história da associação, não só pelo formato, que agrega uma feira comercial, mas pela dinâmica de relacionamento com os associados e profissionais da odontologia. O Congresso insere-se em um contexto de aprendizado, qualificação e troca de experiências, que somado a capacitações e a uma série de outras atividades com estes objetivos, contribuirá para o fortalecimento profissional do ortodontista. "Ao longo dos anos, o Congresso vem cumprindo um importante papel de facilitador do aperfeiçoamento profissional e de valorização da ortodontia em Goiás," ressalta Fábio.

A abertura solene do 8º Congresso Internacional de Ortodontia, no dia 26 de março, contou com a participação dos congressistas, expositores e apoiadores, além de autoridades governamentais da área de saúde do Estado de Goiás e do Município de Goiânia. Durante a solenidade, o presidente do Congresso afirmou que não há crescimento senão pelos estudos. "Nós, da ABOR Goiás, acreditamos profundamente no desenvolvimento por meio do conhecimento. Não é por outra razão que não poupamos esforços para realizar a cada dois anos uma nova edição do Congresso Internacional, com o que há de mais recente na ortodontia mundial", afirmou o Charles Moraes em seu discurso.

Nos últimos anos, o Congresso Internacional da ABOR Goiás vem fortalecendo parcerias de empresas do setor e correlatos para a exposição de produtos e serviços para os congressistas, em um espaço especialmente formatado  com estandes e áreas de convivência. A feira comercial contou em 2015 com a participação da NF Ortho, Orthomundi, Dentral Press, Unident, Única Dental, Goiânia Orthocenter, Doctor Shop, American Orthodontics, além de representanes re outros segmentos como a Brookfield/Criativa e Nova DFL. Os patrocinadores desta edição do Congresso, Orthometric, Dental Adelar e C.I.R.O também apresentaram produtos e serviços especializados.

Temas atuais

Ponto forte da programação, as palestras apresentaram soluções como a Orthológica, além de soluções cirúrgicas e não cirúrgicas. A estética, a ortodontia lingual e interelação Orto-Perio-Implante também integraram os temas abordados. "A programação científica foi cuidadosamente elaborada para atender diferentes necessidades de conhecimento do ortodontista e contou com profissionais que reconhecidamente são referências nos temas trabalhados" explica o coordenador científico da ABOR Goiás, Iury Oliveira Castro. O time de palestrantes foi composto pelos cirurgiões dentistas, Carlos Alberto Gregório Cabrera, Alexandre Câmara, Marcos Gabriel Prieto, Luiz Fernando Naldi, Maurício Sakima, Osvaldo Magro Filho, além do Dr. Tung Nguyen.

A programação incluiu ainda curso para acadêmicos, ministrado pelo consultor Plínio Tomaz, que falou sobre como iniciar a vida profissional e curso para auxiliares, realizado pela consultora, Gleice Oliveira, com o tema: Técnicas Disney de Excelência em Atendimento ao Cliente. O evento também apresentou pôsteres científicos e clínicos.

Números do Congresso

A organização do 8º Congresso Internacional da ABOR Goiás contou com a participação de 17 profissionais, e além da parte Científica, o evento teve outras sete comissões: Recepção, Secretaria, Social, Comercial, Instalação, Divulgação e Informática.  Aproximadamente 500 profissionais participaram do circuito de palestras e a feira contou com 15 expositores.

Sobre a ABOR Goiás

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - Seção Goiás (ABOR Goiás) foi fundada em 22 de março de 1993 e é integrada por especialistas, devidamente habilitados e inscritos no Conselho Federal de Odontologia (CFO), que defendem o exercício ético e profissional da ortodontia. Entre os objetivos da entidade estão o de promover o aprimoramento técnico e científico dos profissionais da área, por meio da organização de cursos e jornadas científicas; publicar e divulgar pesquisas; orientar a comunidade sobre a ortodontia, suas possibilidades e os profissionais aptos a praticar a especialidade; avaliar, de modo permanente, a prática e o ensino da ortodontia no Estado; e coibir cursos que visam apenas lucros financeiros. A entidade A ABOR Goiás representa um avanço em relação às boas práticas da ortodontia e ortopedia facial, atualização dos profissionais da área e defesa do consumidor.