Notícias

Sucesso do curso

Segunda, 17 de Agosto de 2015

Em continuidade à programação de cursos organizada pela ABOR Goiás, foi realizado no último dia 10 de outubro, no auditório do CRO-Go, o Curso de Cirurgia Ortognática, com tema: Desmistificando a Cirurgia Ortognática e Cirurgia das ATMs, ministrado pelo Dr. Luciano Rezende.

Um curso de altíssimo nível, com excelente didática, ministrado com muita clareza e simplicidade, sendo bastante participativo pelos profissionais presentes. Foram  bem pontuados  os objetivos do tratamento Orto-Cirúrgico, que deve focar uma boa oclusão funcional, saúde periodontal, estabilidade a longo prazo, harmonia facial, assim como a satisfação das expectativas do paciente.

Dois grandes fatores importantes para a estabilidade  pós-cirurgia ortognática, abordados com muita ênfase foram:1-  a avaliação pré-operatória da presença ou não de disfunção têmporo-mandibular e 2- alteração transversal da maxila. Em se tratando de DTMs, Dr. Luciano mostrou alguns casos de técnica cirúrgica usando o Mitek (mini-âncora) para recapturação do disco articular deslocado, assim como casos cirúrgicos de pacientes com hiperplasia condilar e osteocondroma. Segundo, o mesmo, um dos segredos para um preparo cirúrgico bem-sucedido é a correção da discrepância de Bolton antes da cirurgia. Nas cirurgias para correção da classe III, o que deve, sempre, ser prioritário é o benefício estético para o paciente, considerando a análise facial soberana à análise cefalométrica. Sendo de grande importância, também nestes casos, a análise do espaço aéreo. Para se obter um melhor resultado estético pós-cirúrgico, em alguns casos, foi feita a abordagem da cirurgia de columeloplastia e dos enxertos faciais com uso de porex ou metil-metacrilato.