Notícias

Curso aborda mecânica ortodôntica na resolução de casos complexos

Sexta, 02 de Março de 2018

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás, o professor Vinícius Marcelo Aires Póvoa ministra, no próximo dia 13 de abril, o curso teórico “Mecânica ortodôntica na resolução de casos complexos”, no auditório do Conselho Regional de Odontologia. O evento de quatro horas é realizado pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – seção Goiás. Associados da entidade não pagam inscrição – não sócios pagam R$ 150.

Vinícius Póvoa explica que o conceito de tratamento que será apresentado é uma mescla da técnica do “arco reto” associada a dispositivos provenientes da técnica do “arco segmentado”. “Combinação que traz ferramentas poderosas para a resolução de casos de complexidades variadas, minimizando efeitos adversos inerentes ao tratamento ortodôntico e otimizando a resolução do problema principal em tempo oportuno”, afirma.

O curso vai mostrar alternativas mecânicas oferecidas pela ortodontia, livres de protocolos pré-estabelecidos, para a resolução de situações clínicas relevantes, como extrusões dentárias, mésio-angulações de molares e desvios de linha média. “Vamos abordar, ainda, aspectos relativos ao tratamento ortodôntico do paciente periodontal, seguindo em grande parte a filosofia de tratamento preconizado pela professora Birte Melsen”, conta Vinícius.

Conteúdo programático:

  • O arco reto e segmentado: uso racional
  • Intrusão e verticalização de molares
  • Recursos mecânicos para correção da linha média
  • Implantes como ancoragem ortodôntica
  • Manejo ortodôntico do paciente periodontal