Aguarde, carregando...

Esse conteúdo é exclusivo para associados ABOR.
Caso queira visualizar, faça seu login ou associe-se.

LoginAssociar-se
Voltar ao site

PERIGOS DOS DISTÚRBIOS DO SONO

ABOR GOIÁS
Terça, 12 de Março de 2019

A relação entre apneia ou hipopneia do sono com bruxismo e a disfunção temporomandibular (DTM) serão temas de debate durante o 10º Congresso Internacional de Ortodontia, em Goiânia, de 21 a 23 de março. Doutor em reabilitação oral, Bruno Furquim ministra a palestra “As DTMs, o bruxismo e os distúrbios respiratórios do sono” no dia 21 (quinta-feira), das 11h às 11h50, na sede social da Asmego (Jardim Goiás).

O especialista lembra que esses distúrbios do sono, mesmo que prevalentes, são negligenciados e podem provocar bruxismo secundário e favorecer a DTM. “As DTMs acometem os músculos da face e as articulações temporomandibular. É uma doença multifatorial que pode se tornar crônica. Alguns pacientes podem apresentar dores por mais de 10 anos. Da mesma forma o bruxismo. Por isso, é preciso fazer uma investigação completa no consultório.”

Bruno Furquim afirma que apneia (a interrupção completa do fluxo de ar por meio do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos) e hipopneia ( redução de 30% a 50% desse fluxo) podem provocar ainda uma série de outras patologias, como aumento do risco de o paciente ter problemas cardiovasculares, comprometimento da memória, síndrome metabólica (diabetes e ganho de peso), aumento do colesterol, impotência sexual, sonolência diurna associada a acidentes de trabalho e até mesmo a acidentes automobilísticos.

 

Serviço:

10º Congresso Internacional de Ortodontia

Quinta-feira (21)

11h00 às 11h50: As DTMs, o bruxismo e os distúrbios respiratórios do sono - Bruno Furquim

 

Seja um Associado

Associar

Nossas Redes Sociais

Endereço

RUA DR. MÚCIO GALVÃO, 480 - CEP 59.022-530 - TIROL - NATAL/ RN (CNPJ:03.819.404/0001-08)

Contato

(84) 99409-5979

contato@abor.org.br